AS MÁSCARAS SENSORIAIS DE LYGIA CLARK E A CAPA DE KVEIKUR, SÉTIMO ÁLBUM DO SIGUR RÓS

Em 1966, Lygia Clark, uma das mais cultuadas artistas brasileiras de todos os tempos, passava a dedicar seu tempo ao projeto Objetos Sensoriais, trabalhando com ferramentas do cotidiano para explorar todas as relações possíveis entre o corpo e a arte.

São obras que propõem experiências solitárias, quase uma busca pelo autoconhecimento, onde o contato com o outro simplesmente não existe.

Em busca de sensações únicas, cada máscara foi confeccionada com cores e materiais diferentes. No lugar dos olhos, orifícios costurados com vários ingredientes que aguçam nossos sentidos farejadores, como saquinhos de sementes e ervas aromáticas, cada um com seu cheiro específico. Perto dos ouvidos, mais objetos integrados às sensorialidades propostas pelas máscaras.

A intenção é fazer com que o espectador, ao colocar a máscara, entre em absoluto estado de isolamento com o mundo exterior.



Pois bem. Em 2013, os islandeses do Sigur Rós lançaram o sétimo álbum de sua carreira com uma belíssima adaptação de uma das fotografias de Objetos Sensoriais.

Ou seja, além de ser um dos melhores LPs do ano passado, Kveikur ainda nos brinda com um pedacinho da arte experimental brasileira. Tem como não amar o Sigur Rós?

Kveikur by Raul Ramone on Grooveshark

VINTE E UMA CAPAS DE DISCOS EM VERSÃO EMOJI

A ideia partiu do músico e compositor Wesley Stace, que anda reconstruindo e tuitando algumas capas de álbuns clássicos como se fossem emojis (“pictograma” em japonês).

Abaixo, alguns LPs que ganharam a moderna adaptação de Wesley Stace.

THE LITTLE PEOPLE PROJECT, DE SLINKACHU

Em 2006, Slinkachu deu início ao The Little People Project, uma mistura de instalação de arte e projeto fotográfico.

As figuras em miniatura são deixas à própria sorte em diversos centros urbanos, onde são fotografados com ar de ironia e uma certa dose de humor por parte de Slinkachu.

Momentos importantes da política mundial, como o levante do povo turco, também são abordados pelo projeto, mostrando ótima sintonia com os mais importantes acontecimentos globais.

Para saber mais sobre The Little People Project, acesse www.little-people.blogspot.com.

Emoji Nation

Emoji Nation é uma série de mashups assinados por Nastya Nudnik, que introduz janelas pop-up do Windows e outros ícones da social media em pinturas clássicas. Muito bem bolado.

Novos álbuns, velhas capas

Trabalho do designer brasileiro Rodrigo Maia, que recria capas de novos álbuns no melhor estilo retrô (bastante inspirado em vinis antigos de Jazz). Rollins Band, Black Keys e Explosions In The Sky são alguns dos títulos homenageados em New Records, Old Covers.

Ler mais

Moby no Morning Becomes Eclectic

A edição de ontem (19) do programa Morning Becomes Eclectic recebeu o DJ, músico, produtor e fotógrafo Moby.

Além de música, claro, outro principal assunto foi a exposição Innocents (mesmo nome de seu último álbum), que terá início no dia 21 de fevereiro na Project Gallery, em Hollywood.



Abaixo, algumas imagens do trabalho fotográfico de Moby.

26 grandes diretores do Cinema

Projeto da artista russa Arina Orlova, nomeado A-Z film Directors Book. Vai de Woody Allen a Franco Zeffirelli.

Ler mais